Afri News
Ciara agora é oficialmente cidadã do Benin
Após traçar sua ancestralidade a cantora e dançarina norte-americana tornou-se oficialmente cidadã da República do Benim

No último sábado (26), Ciara Wilson recebeu oficialmente seu certificado de nacionalidade beninense durante uma cerimônia realizada no Benim. Ao lado de outros afrodescendentes, como David Smeralda e Joseph Gabendy, a artista passou a ter dupla cidadania como parte de um programa legal que reconhece descendentes da diáspora africana. Uma iniciativa nacional de reconexão com os descendentes da diáspora, com foco em justiça histórica e reparação simbólica. Para apoiar o processo, o governo lançou recentemente a plataforma digital “My Afro Origins”, criada para facilitar o envio e análise dos pedidos de cidadania.
O reconhecimento da cantora norte-americana foi concedido com base na lei 2024-31, sancionada pelo governo do Benim, que estabelece critérios legais para que afrodescendentes com origem comprovada no país solicitem a nacionalidade beninense. A legislação prevê que solicitantes tenham mais de 18 anos, não possuam outra cidadania africana e apresentem comprovação documental ou testes genéticos reconhecidos pelo Estado.
A entrega dos certificados foi feita em uma cerimônia solene com a presença de autoridades do governo beninense, incluindo: Yvon Detchenou, Ministro da Justiça e da Legislação; Jean-Michel Abimbola, Ministro do Turismo, da Cultura e das Artes; Olushegun Adjadi Bakari, Ministro das Relações Exteriores e Claude Borna, Diretora-Geral de Sèmè City.
Com a nova documentação, Ciara passa a ter os mesmos direitos e deveres legais de qualquer cidadão beninense.