28 de outubro de 2025

África

Aos 92 anos, Paul Biya é reeleito presidente de Camarões pela oitava vez

O governante mais velho do mundo mantém-se no poder após 43 anos de mandato, em meio a protestos e denúncias de autoritarismo

• 28/10/2025
Thumbnail
Reprodução: @presidentpaulbiya

O presidente de Camarões, Paul Biya, de 92 anos, foi reeleito para o oitavo mandato consecutivo, segundo resultados oficiais divulgados nesta segunda-feira (27 de outubro de 2025). Com 53,66% dos votos, Biya superou o opositor Issa Tchiroma Bakary, que obteve 35,19% e denunciou irregularidades no processo eleitoral.

No poder desde 1982, Biya é hoje o chefe de Estado mais velho em exercício no mundo e um dos líderes com mais tempo contínuo no cargo. A vitória, confirmada pelo Conselho Constitucional, garante ao presidente mais sete anos de governo, consolidando um período de 43 anos ininterruptos de liderança no país da África Central.

Paul Biya assumiu o poder há mais de quatro décadas, sucedendo Ahmadou Ahidjo, o primeiro presidente de Camarões após a independência da França, em 1960. Em 2008, ele aboliu o limite de mandatos presidenciais, abrindo caminho para sua permanência indefinida no cargo.

Desde então, Biya tem mantido o controle político com o apoio de setores militares e do partido governista RDPC (Reunião Democrática do Povo Camaronês), enfrentando críticas recorrentes de repressão a opositores, fraudes eleitorais e restrições à liberdade de imprensa.

A divulgação dos resultados provocou protestos em Douala, principal centro comercial do país, onde manifestantes pró-oposição entraram em confronto com forças de segurança no domingo (26). Os apoiadores de Bakary afirmam que as eleições foram “manipuladas” e exigem uma auditoria internacional dos votos.

TAGS: