27 de agosto de 2025

Educação

MOVER lança programa para formar lideranças negras no Brasil

Inscrições abertas até 30 de setembro, com oportunidades de capacitação, conexão com emprego e empreendedorismo até 2030

• 12/08/2025
Thumbnail
Reprodução: somosmover_org

O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) inicia uma nova etapa de sua atuação com o lançamento de dois programas gratuitos e de grande alcance voltados ao desenvolvimento de profissionais negros: o Lideranças do Futuro, realizado em parceria com o Instituto Four, e a Nzinga: Formação de Liderança, em parceria com a Cia de Talentos. Ao todo, os programas têm como objetivo beneficiar 60 mil profissionais negros, sendo 50 mil pelo Lideranças do Futuro e 10 mil pela Nzinga.

As iniciativas, abertas tanto ao público em geral quanto às empresas associadas ao Movimento, têm inscrições abertas até 30 de setembro e visam ampliar o acesso de pessoas negras a posições estratégicas dentro das organizações.

“Não há transformação sem liderança negra. Investir na formação de profissionais para ocupar espaços de poder é um passo essencial para construir um país mais justo, diverso e competitivo. Esses programas são um convite à ação, à responsabilidade compartilhada e à aposta no enorme potencial que já existe em nossa sociedade”, afirma Natália Paiva, diretora-executiva do MOVER.

Lideranças do Futuro

O programa tem uma meta ousada de formar 50 mil pessoas pretas e pardas com potencial de liderança até o fim do ano. Voltado a quem deseja dar o próximo passo na carreira, ou está prestes a assumir um cargo de gestão pela primeira vez, as inscrições podem ser feitas pelo site, link, até 30 de setembro.

São quatro módulos com 40 minutos de duração que percorrem eixos como propósito e autorresponsabilidade, gestão de carreira, liderança e alta performance, além de gestão de resultados. Quem se inscrever já pode acessar a plataforma com as aulas gravadas e o conteúdo completo dos módulos. As transmissões ao vivo começam no dia 31 de julho, com a primeira masterclass comandada pelo ator e escritor, Hélio de La Peña, e pelo fundador do Instituto Four, Wellington Vitorino.

Nzinga: Formação de Liderança

Já a Nzinga, com inscrições abertas de 13 de agosto a 15 de setembro pelo site da Cia de Talentos. Com duração de quatro meses, o programa oferece mentorias individuais, workshops sobre temas estratégicos como comunicação e networking, sessões com executivos de empresas parceiras, além de ferramentas de autoconhecimento e apoio contínuo ao desenvolvimento profissional.

“Acreditamos que a diversidade só se sustenta com equidade. A parceria com o MOVER é mais do que uma formação: é um espaço seguro e estruturado para que lideranças negras desenvolvam seu potencial e avancem em suas jornadas profissionais. Para a Cia de Talentos, é uma honra contribuir com a construção de caminhos mais justos e inclusivos no mercado de trabalho”, pontua Danilca Galdini, sócia-diretora de Pessoas & Cultura, DE&I e Insights na Cia de Talentos.

TAGS: