Saúde
Ministério da Saúde anuncia mudança no Cartão do SUS: CPF passa a ser número oficial
Medida integra estratégia de modernização digital e pretende simplificar o acesso da população aos serviços de saúde

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança estrutural no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, o CPF passa a ser o número oficial do Cartão Nacional de Saúde (CNS), substituindo a numeração anterior e unificando o cadastro dos usuários.
Segundo a pasta, a alteração busca facilitar a vida do cidadão, já que bastará apresentar o CPF para ter acesso a consultas, vacinas e demais serviços. O cartão também poderá ser acessado de forma digital, pelo aplicativo Meu SUS Digital, dispensando a necessidade de emissão de um novo documento físico.
A medida faz parte de um processo de atualização da base de dados do CadSUS. Até abril de 2026, cerca de 111 milhões de cadastros inconsistentes ou sem CPF serão inativados. Desde julho, 54 milhões de registros já foram suspensos. Atualmente, a base do SUS conta com 286,8 milhões de cadastros ativos, dos quais 246 milhões já estão vinculados ao CPF.
Para quem ainda não possui o documento, foi criado um cadastro temporário válido por até um ano, garantindo atendimento emergencial ou especial, mas que depois deverá ser regularizado.
A mudança é apresentada como um passo importante para combater fraudes, eliminar duplicidades e tornar mais seguro e transparente o histórico de saúde do cidadão. Além disso, reforça a agenda de governo digital, aproximando diferentes bases de dados públicas em prol de maior eficiência.