7 de maio de 2025

Grammy Awards

Ministério da Educação condena tratamento desrespeitoso a Milton Nascimento no Grammy Awards

Cantor brasileiro não ganhou uma cadeira no salão principal, mas em uma arquibacada não acessivo para sua idade e carreira

• 05/02/2025
Thumbnail
Foto: Larissa Zaidan/The New York Times

O Ministério da Cultura do Brasil se manifestou publicamente em defesa do lendário cantor e compositor Milton Nascimento após o tratamento recebido durante a cerimônia do Grammy 2025. Milton, que estzva indicado na categoria “Melhor Álbum Vocal de Jazz” pelo aclamado disco “Milton + Esperanza“, realizado em parceria com a Esperanza Spalding, não ganhou uma cadeira no salão principal, mas sim em uma arquibacada não acessivo para sua idade e carreira.

Foto: Reprodução/Instagram

A decisão dos organizadores foi recebida com indignação pelo Governo Federal, que através do Ministério da Cultura, emitiu uma nota de repúdio.

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025. A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”, disse em nota.

O comunicado enfatizou a falta de sensibilidade e respeito ao prestígio internacional do artista, bem como às suas necessidades físicas. Milton Nascimento, em resposta à desconsideração, optou por não comparecer à cerimônia.

TAGS: