Afri News
Thainá Duarte diz que não interpretará mais Geni no cinema após debates sobre ‘transfake’
Produção admite erro ao escalar atriz cis para personagem associada à vivência trans e anuncia mudanças após diálogo com a comunidade

Após debates sobre o apagamento da experiência trans no filme ‘Geni e Zepelim’, inspirado na canção de Chico Buarque, a produção do filme anunciou que o papel principal será reformulado e interpretado por uma atriz trans.
Em vídeo, Thainá Duarte expressou solidariedade à comunidade trans e lamentou os ataques pessoais que recebeu. “Agora eu entendo melhor o tamanho dessa reivindicação. Estou me colocando do lado de quem está ferido”, afirmou. A atriz também pediu o fim dos ataques: “Isso não justifica algumas das mensagens que recebi, como ‘transfóbica oportunista, você merece morrer’. Está doendo bastante.”
O termo “transfake”, utilizado por ativistas e artistas para denunciar a escalação de atores cis em papéis trans, voltou ao centro do debate com o anúncio do elenco.
Diante da repercussão, a Migdal Filmes, produtora responsável pelo longa, publicou um comunicado em que reconhece a importância do momento político e social.
“A decisão coletiva foi fruto da escuta atenta e do aprendizado de intensas trocas com pessoas de diferentes setores da sociedade. Compreendemos que o momento transfóbico do Brasil impõe uma postura ativa e comprometida”, diz a nota oficial.
