5 de junho de 2025

Política

Senado aprova projeto que restringe publicidade de casas de apostas com influenciadores, atletas e artistas

Texto propõe limites de horário, proibição de mascotes e exigência de avisos sobre riscos; projeto segue para análise da Comissão de Comunicação e Direito Digital

• 29/05/2025
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Foto: Carlos Moura/Agência Senado

A Comissão de Esporte do Senado aprovou, na quarta-feira (28), um projeto que estabelece novas regras para a publicidade de plataformas de apostas esportivas, as chamadas bets. A proposta proíbe que influenciadores, atletas, ex-atletas, artistas e figuras públicas participem de ações de divulgação dessas empresas.

De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o texto original foi modificado pelo relator Carlos Portinho (PL-RJ), que propôs um substitutivo com restrições mais específicas e limites de exibição conforme os meios de comunicação. O projeto agora segue para a Comissão de Comunicação e Direito Digital.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Entre as principais medidas, o texto determina que:

  • TV, streaming e redes sociais: a publicidade será permitida apenas entre 19h30 e 00h;
  • Rádio: apenas entre 9h e 11h e das 17h às 19h30;
  • Redes sociais: conteúdo deverá ser direcionado a maiores de 18 anos e com opção clara de bloqueio para o usuário;
  • Mídia impressa: proibição total de anúncios;
  • Eventos esportivos ao vivo: anúncios permitidos apenas 15 minutos antes e 15 minutos após a transmissão;
  • Estádios e arenas: a publicidade estática ou eletrônica será proibida, com exceções apenas para patrocinadores oficiais.

Além disso, o projeto proíbe o uso de personagens infantis como mascotes, incluindo os populares “tigrinho” e “coelhinho”, e obriga as empresas a exibirem avisos claros sobre os riscos das apostas.

Também está vetada a exibição de marcas de casas de aposta em uniformes de atletas menores de 18 anos, ou em produtos infantis. Outra emenda aprovada, proposta por Eduardo Girão (Novo-CE), proíbe que ex-atletas participem de campanhas publicitárias desse tipo.

Nas redes sociais, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) celebrou a aprovação:

“Recebo com felicidade a notícia de que, após as cenas aberrantes da semana passada, o Senado acaba de aprovar um PL para proibir que influencers, atletas e artistas façam publicidade das bets. Assim que ele chegar à Câmara, terá meu apoio.”

A proposta ainda será debatida na Comissão de Comunicação e Direito Digital, que segue sem sessões abertas em 2025.

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