Afri News
Policial nos EUA é afastado após socar jovem durante abordagem de trânsito
Caso ocorreu em fevereiro, na Flórida, e voltou à tona após vídeo viralizar nas redes; vítima estava com cinto afivelado e pediu para falar com um supervisor

Um policial branco da cidade de Jacksonville, na Flórida, foi afastado de suas funções após a divulgação de um vídeo que mostra ele agredindo com um soco no rosto o jovem William McNeil Jr., de 22 anos, durante uma abordagem de trânsito. O caso ocorreu em 19 de fevereiro, mas ganhou repercussão no último fim de semana, após o vídeo circular nas redes sociais.
Nas imagens, McNeil aparece dentro do carro, com o cinto de segurança afivelado, pedindo para falar com um sargento e questionando o motivo da abordagem. Ele havia sido parado por estar com os faróis apagados durante o dia. “Ainda era dia e não estava chovendo”, argumenta o jovem. Um policial responde: “Não importa, você ainda precisa manter os faróis acesos.”
Poucos segundos depois, outro agente quebra a janela do carro e acerta McNeil com um soco no rosto, exigindo que ele saia do veículo e mostre as mãos.
Segundo o xerife TK Waters, durante entrevista coletiva na segunda-feira (22), McNeil teria se recusado sete vezes a sair do carro, o que teria sido interpretado como resistência à autoridade. Waters declarou que “a lei exige que a pessoa cumpra a ordem de um policial durante uma abordagem. Não há opções. Mesmo que a pessoa discorde do motivo da abordagem.”
O policial identificado como responsável pelo soco foi destituído de suas funções, mas seu nome completo não foi divulgado. Nos vídeos de câmeras corporais divulgados pelo gabinete do xerife, o momento da agressão não aparece.

McNeil foi preso sob as acusações de dirigir com a carteira suspensa, resistir à prisão sem violência e porte de pequena quantidade de maconha. Posteriormente, ele se declarou culpado por dois dos crimes.