Afri News
Novo embaixador em Bruxelas é o único negro a representar o Brasil na Europa em 100 anos
Silvio Albuquerque assume embaixada em Bruxelas e marca avanço na representatividade racial na diplomacia nacional

O diplomata Silvio José Albuquerque e Silva assumiu na última sexta-feira (8) o cargo de embaixador do Brasil em Bruxelas [capital da Bélgica], tornando-se o único negro a chefiar uma das 29 representações diplomáticas brasileiras na Europa, informa o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Sua nomeação marca também um feito histórico: é o primeiro negro a ocupar um posto do tipo no continente em 100 anos.
Com a nova função, o Brasil passa a ter apenas dois embaixadores negros no comando das 139 embaixadas espalhadas pelo mundo. Além de Albuquerque, o outro é Benedicto Fonseca Filho, que está à frente da missão diplomática em Pretória, na África do Sul.
Com experiência em missões diplomáticas no Quênia, Colômbia, Chile e Canadá, Silvio assume a embaixada com a missão de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil, Bélgica e Luxemburgo. Entre suas prioridades está a promoção do acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia, tema crucial para ampliar a presença econômica e política do Brasil na região.
Além disso, o embaixador tem foco em incentivar projetos sustentáveis e ampliar o mercado para empresas brasileiras no continente europeu. A presença de Silvio José Albuquerque e Silva no comando da embaixada em Bruxelas simboliza um importante passo para uma diplomacia mais plural e inclusiva, refletindo a diversidade da sociedade brasileira.