29 de agosto de 2025

Afri News

Morre brasileiro de 123 anos que poderia ter sido o homem mais velho do mundo

Sebastião Batista dos Santos nasceu em 15 de março de 1902, no município de Mangueirinha e morreu na última quinta-feira (7)

• 11/08/2025
Thumbnail
Reprodução: RPC Foz do Iguaçu

Sebastião Batista dos Santos, morador de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, morreu na última quinta-feira (7) aos 123 anos, segundo sua certidão de nascimento. Nascido em 15 de março de 1902, em Mangueirinha (PR), era viúvo e teve nove filhos. Sebastião estava internado havia algumas semanas no Instituto Médico Nossa Vida, a cerca de 400 km de Curitiba. Segundo familiares, ele já enfrentava problemas de saúde e sua morte ocorreu em razão da idade avançada.

Seu Sebastião era considerado por muitos o homem mais velho do mundo. De acordo com o Instituto de Identificação do Paraná, vinculado à Polícia Civil, a idade foi confirmada nos registros oficiais. No entanto, o nome de Sebastião não pôde ser incluído no Guinness Book por falta de alguns documentos exigidos, como registros originais de nascimento e casamento, fotos de diferentes épocas e depoimentos de testemunhas. O recorde mundial oficialmente reconhecido pertence à uma mulher japonesa de 116 anos.

Em 2022, quando completou 120 anos, Sebastião recebeu uma bênção apostólica enviada pelo papa Francisco, entregue durante festa organizada pela prefeitura de Coronel Vivida.

TAGS: