Música
Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy
Filho revela viagem marcante antes da confirmação da doença

Aos 82 anos, o cantor e compositor Milton Nascimento foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, condição neurodegenerativa que afeta memória, atenção e funções motoras. A informação foi confirmada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à Revista Piauí.
Segundo Augusto, o diagnóstico veio logo após uma viagem que pai e filho realizaram juntos pelos Estados Unidos, em maio deste ano.
“Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome. Meu pai sempre viajou do meu lado, como co-piloto”, contou.
Foram mais de 4 mil quilômetros percorridos em 16 dias, numa experiência que se tornou ainda mais simbólica diante da confirmação da doença.
A demência por corpos de Lewy é considerada a terceira forma mais comum de demência no mundo. A condição é provocada pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas corpos de Lewy no cérebro, o que leva à degeneração e morte de células nervosas. Muitas vezes confundida com Alzheimer ou Parkinson, ainda não tem cura conhecida.
Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL) aos 82 anos.
— Tracklist (@tracklist) October 2, 2025
A doença pode provocar problemas de movimento, pensamento, comportamento, humor e outras funções corporais. pic.twitter.com/D0Gal5fv6C
Milton já convivia com o diagnóstico de Parkinson, revelado anteriormente pela família, e segue afastado dos palcos desde 2022, quando encerrou a turnê de despedida A Última Sessão de Música.
Ícone da MPB e referência internacional, Milton atravessa esse novo desafio de saúde com o apoio da família, enquanto seu legado artístico permanece como um dos mais importantes da música brasileira.