10 de maio de 2025

Música

Majur lançará álbum que exalta a cultura afro: “Viver o axé é viver a cultura africana”

Cantora baiana publicou vídeo nas redes sociais explicando o conceito do disco

• 09/05/2025
Thumbnail
Foto:  Ladeira / Lucas Marinho

A cantora baiana Majur, 29, anunciou nesta quarta-feira (7) o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, intitulado ‘Gira Mundo‘. O trabalho, que chega às plataformas no dia 14 de maio, propõe uma imersão profunda na ancestralidade afro-brasileira, com 16 faixas dedicadas aos orixás e interpretadas em iorubá.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Majur explicou o conceito do disco, que busca ressignificar e recontar a história do povo negro no Brasil a partir das marcas deixadas pelo período da escravidão. “Se a gente tivesse vivido a cultura, ela faria parte do nosso dia a dia. Viver a casa de axé é viver a cultura africana”, afirmou.

Segundo Majur, o álbum é uma forma de celebrar a espiritualidade e desmistificar preconceitos ainda associados às religiões de matriz africana. “Não estou adorando demônios. Estamos cultuando as energias da natureza, que estão abaixo de Deus e são criação Dele, assim como nós. Eu proponho vocês a viajarem comigo nessa narrativa”, diz a artista, que traz em cada canção pelo menos três cantigas, em iorubá. 

Gira Mundotraz uma sonoridade que mescla elementos da música afro-brasileira com arranjos orquestrais sofisticados. Com direção musical dos baianos Ícaro Sá e Ícaro Santiago, o disco utiliza piano, baixo acústico, clarins e atabaques para criar uma atmosfera ritualística e potente. Cada canção presta homenagem a um orixá, numa construção artística que une espiritualidade, cultura e resistência.

O novo álbum reforça a posição de Majur como uma das vozes mais relevantes da música brasileira contemporânea, ao mesmo tempo em que valoriza e exalta a riqueza da herança africana no país. “O que eu quero trazer é cultura, porque esse é o nosso Brasil, miscigenado, de tantas culturas que chegaram até aqui”, acrescenta ela, sem um tom religioso.

TAGS: