4 de novembro de 2025

Esportes

Júlio Baptista vê sonho de ser treinador ameaçado: “Nós, negros, somos penalizados”

Ex-jogador denuncia falta de representatividade entre técnicos negros na Europa e diz que vai continuar lutando por espaço à beira do campo.

Cibele Almeida | 04/11/2025
Thumbnail
Reprodução: @juliobaptistaoficial

Após uma carreira vitoriosa como jogador, com passagens por clubes como Real Madrid, Sevilla, Roma e Cruzeiro, Júlio Baptista decidiu seguir o caminho da beira do campo. Hoje, aos 44 anos, vive em Madri e se prepara para consolidar sua trajetória como treinador. Mas o ex-meia reconhece que essa transição tem sido marcada por um obstáculo que vai muito além da bola.

Em entrevista recente, Baptista desabafou sobre as dificuldades que enfrenta para conquistar espaço sendo uma pessoa negra. “Nós, negros, somos penalizados. Há menos oportunidades para nós. Quantos treinadores negros você vê nas cinco principais ligas da Europa? Eu não vejo muitos.”

O ex-jogador, que comandou as categorias de base do Real Valladolid entre 2019 e 2023, afirmou que a falta de representatividade é um problema real e persistente.

“Não sei (se o racismo reduz oportunidades aos negros). Mas é um fato. Quantos treinadores negros você vê nas cinco principais ligas? Eu não vejo muitos. Gostaria de pensar que é apenas uma coincidência, mas infelizmente acho que não”, afirmou Júlio Baptista.

Apesar de convicto de que existe essa discriminação, Júlio promete lutar contra tal panorama e se nega a desistir de ter sucesso como treinador.

“Há menos oportunidades. Então, espero ser eu quem vai reverter essa tendência, nunca diga nunca.”

TAGS:
AUTOR:
Cibele Almeida