21 de julho de 2025

Afri News

Helicóptero interdita Avenida Brasil para salvar vidas em transplante de órgãos urgente

Em menos de 10 minutos, o helicóptero da Secretaria de Saúde cruzou o Rio para garantir que um fígado e dois rins chegassem a tempo no Hospital São Lucas.

• 18/07/2025
Thumbnail
Foto: Reprodução/TV Globo

Na manhã desta sexta-feira (18), a Avenida Brasil, uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro, foi temporariamente interditada na altura do Jardim América, na Zona Norte. O motivo: a vida de três pessoas estava em jogo.

Um helicóptero da Secretaria Estadual de Saúde precisou pousar no local para transportar, com urgência, um fígado e dois rins retirados de uma doadora de 49 anos no Hospital Pedro II, em Santa Cruz. Os órgãos tinham como destino o Hospital São Lucas, em Copacabana, onde pelo menos um dos transplantes já estava prestes a acontecer.

Segundo o Programa Estadual de Transplante, o fígado precisava ser implantado em no máximo seis horas,e o trânsito intenso da cidade inviabilizava o transporte por terra. O trajeto de 32 km que levaria mais de uma hora de carro foi feito em nove minutos de helicóptero.

O transporte aéreo aconteceu entre 7h15 e 7h24, com os órgãos sendo levados, logo após o pouso na Lagoa, em uma ambulância escoltada até o hospital. O tempo total: 22 minutos.

Os rins, por sua vez, ainda serão avaliados e podem atender até 10 pacientes em potencial. Eles poderão ser destinados a hospitais como Pedro Ernesto, Federal de Bonsucesso ou Fundão.

TAGS: