Política
Erika Hilton ultrapassa mínimo de assinaturas necessárias e protocola PEC contra Escala 6x1 na Câmara
Hilton conseguiu reunir 234 assinaturas de outros parlamentares

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou ao lado do Vereador Rick Azevedo – fundador do movimento Vida Além do Trabalho – Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de acabar com a escala de trabalho 6×1 no Brasil. A proposta, que ganhou força nas redes sociais no final do ano passado, busca reduzir a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho por semana.
Hilton conseguiu reunir 234 assinaturas de outros parlamentares, 53 a mais do que o mínimo necessário para apresentar a PEC na Câmara dos Deputados. A proposta agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será analisada quanto à sua admissibilidade e juridicidade.
“O mercado chora a ‘falta de mão de obra’, mas não quer admitir o óbvio: o povo cansou de ser burro de carga. A escala 6×1 destrói a saúde, rouba o tempo de vida e paga mal. Ninguém quer adoecer para enriquecer patrão”, afirmou Rick Azevedo.
A deputada destacou que a iniciativa visa melhorar as condições de trabalho no país e demonstrou confiança na aprovação da PEC nas duas casas legislativas. A proposta também prevê a adoção de uma jornada de trabalho 4×3, com quatro dias de trabalho e três de descanso.
A mobilização em torno da PEC contou com o apoio de parlamentares de todos os estados da federação e de diferentes espectros ideológicos, o que reforça a importância e o apelo popular da medida.