Música
Doechii denuncia repressão a protestos anti-ICE durante discurso no BET Awards em Los Angeles
Rapper criticou diretamente a decisão do presidente Donald Trump de enviar tropas da Guarda Nacional para conter as manifestações

A rapper Doechii usou o palco do BET Awards para transformar um momento de consagração artística em tribuna política. Ao receber o troféu de Melhor Artista Feminina de Hip-Hop, ela se tornou a única vencedora da noite a falar abertamente sobre os protestos que ocorreram contra operações federais de imigração em Los Angeles, onde a premiação foi realizada.
Em discurso firme e emotivo, Doechii dedicou parte de seu agradecimento para denunciar a repressão aos atos contrários à Imigração e Alfândega (ICE), que têm registrado prisões de trabalhadores indocumentados no centro de Los Angeles e na cidade vizinha de Paramount desde sexta-feira.
“Por mais que eu esteja honrada com este prêmio, eu quero falar sobre o que está acontecendo agora, do lado de fora deste prédio”, declarou a artista, ganhando aplausos do público.
A rapper criticou diretamente a decisão do presidente Donald Trump de enviar tropas da Guarda Nacional para conter as manifestações , uma ação realizada contra a vontade da prefeita de Los Angeles, Karen Bass, e do governador da Califórnia, Gavin Newsom, que classificaram a medida como “deliberadamente inflamatória” e “capaz apenas de aumentar as tensões”.
“Estão acontecendo ataques cruéis que geram medo e caos em nossas comunidades, em nome da lei e da ordem”, disse Doechii. “Trump está usando forças militares para conter um protesto. Quero que vocês reflitam sobre que tipo de governo é esse, quando toda vez que exercemos nosso direito democrático de protestar, o exército é enviado contra nós. Pessoas estão sendo presas e separadas de suas famílias.”