17 de junho de 2025

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Brasileiros levam inovação com 'gambiarra' para o palco do Cannes Lions 2025

Bia Lopes Maria e Thiago Costa mostram como a criatividade nascida da necessidade pode transformar inovação, sustentabilidade e impacto social

• 16/06/2025
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Foto: Divulgação

Em um ano em que o Brasil foi eleito País Criativo do Ano no Cannes Lions, os brasileiros voltam a chamar atenção no maior festival de publicidade do mundo. No centro dessa celebração, a oficina “This is Gambiarra” destaca um dos jeitos mais autênticos de criar à brasileira: a Gambiarra.

À frente da experiência estão Bia Lopes Maria, Diretora de Criação Associada na Jotacom, e Thiago Costa, Designer e Diretor de Arte no iFood. Ambos transformaram vivências periféricas em combustível criativo, e agora apresentam a Gambiarra como uma tecnologia ancestral, capaz de inspirar soluções sustentáveis, inclusivas e inovadoras.

“Gambiarra pode ser algo engraçado, assimétrico muitas vezes, mas ela é um meio de tornar funcional o dia a dia. Gambiarra é tecnologia quando pensamos tecnologia como ferramenta de solução”, explica Thiago.

Para Bia, a potência está também no impacto. “Criatividade também é sobre transformação. Quando falamos de ESG e sustentabilidade, olhar para a Gambiarra como tecnologia cultural faz todo sentido.”

Bia Lopes. (Foto: Divulgação)

A proposta da oficina é justamente desconstruir a ideia de que Gambiarra é improviso sem valor. No palco de Cannes, ela é apresentada como uma mentalidade criativa, nascida da escassez, mas orientada à inovação. Com atividades práticas, os participantes são desafiados a criar mais com menos, conectando design, publicidade e responsabilidade social.

Thiago Costa (Foto: Divulgação)

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