22 de julho de 2025

Carnaval

A pontência Preta Gil: relembre os grandes momentos da cantora carioca

Do axé ao pop, dos palcos as TVs, Preta tem um diverso e animado repertório artístico

Babi Olusete• 22/07/2025
Thumbnail
Foto: Manu Scarpa / Reprodução / CP

Preta Gil faleceu no último domingo, (20), aos 50 anos, após luta contra o câncer de intestino, mas sua voz e seus grandes feitos seguirão sendo referência para os que ficam e se inspiram não somente na cantora, mas também na atriz, apresentadora e empresária carioca.

  • “Sinais de Fogo”, o hit que marcou o início de sua carreira musical, com composição de Ana Carolina e Totonho Villeroye, está em seu álbum estreante “Prêt-à-Porter“. Disco polêmico por conta de sua capa, que trazia Preta posando nua.“Eu lancei o disco achando que estava abafando, achando que eu era bonita e gostosa, tudo certo. E aí veio uma enxurrada de críticas, de muito conservadorismo, de muito preconceito”, relembrou Preta no Conversa com Bial, em 2019.
  • “Muito Perigoso” e “Eu e você, você e eu”, são de seu segundo álbum, “Preta”, lançado em 2005, com apenas duas músicas.
  • “Noite Preta”, sua turnê que rodou o Brasil por sete anos e que inspirou o popular “Baile da Preta”, show que representava seu ecletismo, respeito e amor por todas as vertentes da música brasileira.
  • No Carnaval, “Bloco da Preta”, foi um dos pontos altos de sua carreira. Bloco de carnaval de rua do Rio de Janeiro, que chegou a reunir cerca de 500 mil pessoas no centro da cidade.
  • Além de os foliões, em 2007, Preta teve a oportunidade de desfilar como rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, sua escola de coração. E ao longo da vida, a cantora também participou do carnaval de Salvador.
  • Empresária Preta Gil, sócia da agência Mynd, atualmente a maior agência de influenciadores do Brasil. O grupo trabalha com figuras como Pablo Vittar, Camila de Lucas, Luisa Sonza entre outros artistas que somam um casting com mais de 300 nomes.
  • Artista completa, Preta foi atriz e apresentadora. Em 2003, estreou como atriz na trama “Agora é que São Elas” e em, 2010, participou da minissérie “As Cariocas”, ambas pela TV Globo. Passou também pela Record TV, atuando em “Caminhos do Coração” (2007) e “Os Mutantes” (2008). Já como apresentadora, em 2004, teve seu próprio programa de auditório “Caixa Preta”, na TV Band e em 2010, comandou o “Vai e Vem“, do GNT.
  • O sexto e último álbum de Preta foi distribuído apenas em versão digital. “Todas as Cores” tem participação de Gal Costa, Marília Mendonça e Pabllo Vittar, em “Decote”, um hino pop sobre liberdade e autoconfiança.

“Preta Gil é a tradução de todas as cores: cores latinas, cores baianas, cores do groove, cores da sua vida.” – Preta Gil em seu site oficial

TAGS: