Cinema e TV
Zezé Motta diz que perdeu as contas das empregadas que fez na televisão: "Fiz tantas"
Atriz e cantora refletiu sobre as comemorações de 60 anos da TV Globo

A atriz e cantora Zezé Motta aproveitou as comemorações dos 60 anos da TV Globo para refletir sobre sua trajetória na emissora. Em uma publicação recente, Zezé destacou o impacto de seus papéis ao longo dos anos, especialmente o grande número de empregadas domésticas que interpretou.
“Empregadas? Perdi as contas! Fiz tantas na Globo que, quando fui enredo da escola de samba Arrastão de Cascadura, do carnavalesco João de Deus, havia até uma ala dedicada às domésticas que representei ao longo da minha carreira.”, desabafou em suas redes sociais.
Desde sua estreia na emissora em 1972, Zezé Motta se tornou um nome marcante na teledramaturgia brasileira, dando vida a mais de 100 personagens em filmes e novelas. No entanto, muitos desses papéis reforçavam a representação de mulheres negras em funções de servidão.
“Nada contra interpretar empregadas domésticas, mas eu pensava: fiz um curso de dramaturgia para viver sempre o mesmo personagem?”, refletiu Zezé, ao relembrar sua trajetória em uma entrevista ao G1
Um de seus papéis mais emblemáticos foi em A Próxima Vítima (1995), onde fez parte da primeira família negra a ter destaque na televisão. Em outro momento de sua carreira, sua interpretação de mães de santo foi tão convincente que muitas pessoas acreditavam que ela realmente oferecia consultas espirituais.
“Nesses 60 anos de história, fiz algumas mães de santo. Isso marcou tanto que muita gente começou a me abordar na rua perguntando se eu dava consultas. Acreditem se quiser…”, continuou.
Recentemente, surgiram rumores de que Zezé Motta não havia sido convidada para a festa de aniversário da Globo. No entanto, a artista esclareceu que, apesar do convite, não pôde comparecer por estar envolvida em gravações no Mato Grosso.
“Estou em Sorriso gravando um filme sobre a história de Mãe Bonifácia. Sou a protagonista. Ela curava os negros, salvava-os da perseguição e os guiava pelo rio até o quilombo situado na mata densa.”, finalizou.