Negócios
São Paulo sedia o Future in Black, principal conferência de negócios e lideranças negras da América Latina
Anielle Franco, Michael Strautmanis, Mariana Orsini e Eduardo Santos estão entre os nomes confirmados no evento

O Future in Black retorna em 2025 consolidado como o maior encontro de lideranças negras da América Latina, reunindo executivos, executivas e vozes estratégicas do setor público e privado para discutir o papel da equidade racial no desenvolvimento econômico do país. A conferência acontece no dia 15 de outubro, em São Paulo, e promete ocupar o centro dos debates sobre o futuro da economia brasileira a partir da diversidade.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa pelo segundo ano consecutivo e vai integrar o painel “Desenvolvimento econômico negro como estratégia de progresso nacional”, discutindo o papel do Estado na construção de uma economia mais justa e plural. A programação também inclui mesas e debates como “O futuro da agenda racial no Brasil otimismo ou pessimismo?”, com Iris Barbosa, Giovanni Harvey e Hélio Santos, e o painel “Decidir localmente ou seguir globalmente quem manda quando o cenário muda?”, com Eduardo Santos.
Entre os palestrantes confirmados estão Mariana Orsini (CEO da Dow Brasil), Poliana Sousa (presidente da General Mills Brasil), Michael Strautmanis (Obama Foundation), Eduardo Santos (presidente da MOVER e vice-presidente sênior da EF Education First), Natalia Paiva (diretora-executiva da MOVER), Denis Tassitano (CRO SAP), Iris Barbosa (cofundadora do Instituto Pactuá), Marcos Macedo (Faros Multi Family Office) e Giovanni Harvey (Fundo Baobá).
Outros nomes confirmados reforçam a diversidade de áreas e experiências representadas na conferência: Daiesse Jaala Bomfim (Advocacia Geral da União), Hélio Santos (Conselho Fundo Baobá), Creomar de Souza (Dharma Political Risk), Laiz Carvalho (BNP Paribas), Abraão Sena (Link School), Natalie Victal (SulAmérica Investimentos), José Alves Cardoso (Banco do Brasil), Luciene Malta Rodrigues (MOVER), Talita Matos (Singuê) e Tarso Oliveira (RegeneraRS).
Para Ramon Prado, CEO da HUSTLERS.BR, agência oficial realizadora do evento, o Future in Black é mais do que uma conferência é um ecossistema de reputação, influência e resultados reais.
“Nosso objetivo é ampliar o alcance e a influência de lideranças negras que já ocupam posições estratégicas, criando um espaço para que elas possam se conectar, trocar experiências e gerar negócios que impactem a sociedade de forma positiva”, afirma.
Na última edição, o evento reuniu 986 participantes, sendo 60% mulheres e mais da metade pessoas negras, com a presença de executivos de 220 corporações e mais de 4 mil tomadores de decisão mapeados. O resultado foi a geração de 10 mil conexões relevantes, parcerias e novas oportunidades de negócio.
Além da conferência, o evento também apresenta o Fellowship Future in Black, programa voltado a lideranças negras que já ocupam ou estão em transição para cargos estratégicos. O fellowship oferece acesso à conferência e inserção em uma rede de influência ativa durante todo o ano, fortalecendo a presença negra no centro das decisões e nas mesas de poder.