8 de setembro de 2025

Curiosidades

No Havaí, duas vezes ao ano, as sombras desaparecem

Conhecido como Lāhainā Noon, o fenômeno faz prédios, esculturas e pessoas parecerem sem sombra duas vezes ao ano

• 03/09/2025
Thumbnail
Reprodução: Redes Sociais / TKK/@/starkravingchad

Duas vezes por ano, o Havaí vive um espetáculo raro da natureza: o Lāhainā Noon, também chamado de zero shadow day. Nesse momento, o Sol fica exatamente a pino no céu e objetos verticais simplesmente deixam de projetar sombras.

O fenômeno acontece apenas na faixa tropical da Terra, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, e faz do Havaí o único estado norte-americano a experimentar esse efeito.

O nome foi criado na década de 1990 em um concurso promovido pelo Bishop Museum. Em havaiano, Lā hainā significa “sol cruel”, uma referência à intensidade dos raios solares quando o astro está no zênite.

Reprodução: Redes Sociais / TKK/@/starkravingchad

Em 2025, o Lāhainā Noon ocorrerá em diferentes datas de acordo com cada ilha. Em Honolulu, por exemplo, os dias marcados são 26 de maio e 16 de julho, sempre próximo do meio-dia solar. Já em Kauaʻi, será em 30 de maio e 11 de julho.

Além da explicação astronômica, o que chama a atenção é a experiência visual e sensorial: esculturas, prédios e até pessoas parecem “suspensos”, como se a luz viesse de todos os lados. Um instante em que a natureza transforma o cotidiano em espetáculo.

TAGS: