7 de dezembro de 2025

Afri News

Justiça de SP condena aposentada por injúria racial contra humorista Eddy Junior

Episódio aconteceu em outubro de 2022, em um condomínio na Barra Funda

Redação Africanize | 06/03/2025
Thumbnail
Foto: Reprodução/Instagram

A Justiça de São Paulo condenou a aposentada Elisabeth Morrone por injúria racial e ameaça contra o humorista e músico Eddy Junior. O caso ocorreu em outubro de 2022, em um condomínio na Barra Funda, Zona Oeste da capital.

De acordo com vídeos divulgados na época, Elisabeth, que era vizinha do artista, o insultou com expressões racistas, chamando-o de “macaco, ladrão, sujo e imundo”. Nas imagens registradas por Eddy, ela e seu filho, Marcos Vinicius Morrone Sartori, aparecem na porta do apartamento do humorista segurando uma garrafa e uma faca.

A decisão judicial, proferida em 26 de fevereiro pelo juiz Fernando Augusto Andrade Conceição, da 14ª Vara Criminal, determinou que Elisabeth cumpra um ano e dois meses de prisão por injúria racial e um mês e cinco dias por ameaça, ambos em regime aberto, além do pagamento de multa. Já Marcos foi condenado a dois meses de detenção, também em regime aberto, pelo crime de ameaça.

A defesa de Elisabeth e de seu filho argumentou que Marcos tem uma condição de saúde mental e que a decisão judicial é nula por não ter considerado um laudo adequado sobre sua incapacidade. Além disso, o advogado José Beraldo afirmou que a aposentada não proferiu insultos raciais, alegando que a palavra dita por ela foi “caco” e não “macaco”.

Eddy Junior denunciou o episódio nas redes sociais na época, relatando que foi alvo de injúrias racistas ao tentar usar o elevador do prédio junto com sua cachorra. A defesa de Elisabeth afirmou que já recorreu da decisão.

TAGS:
AUTOR:
Redação Africanize