28 de agosto de 2025

Afri News

Influenciadoras que ofereceram bananas e macacos de pelúcia a crianças negras são condenadas a 12 anos de prisão

Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves, mãe e filha, foram condenadas por injúria racial após repercussão de vídeos gravados em São Gonçalo (RJ)

• 19/08/2025
Thumbnail
Reprodução: Redes sociais

As influenciadoras Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves foram condenadas a 12 anos de prisão pelo crime de injúria racial. A decisão foi proferida pela juíza Simone de Faria Ferraz, da 1ª Vara Criminal de São Gonçalo (RJ), que classificou a conduta como uma “monstruosidade”.

O caso ganhou repercussão em maio de 2023, quando vídeos gravados pelas duas viralizaram nas redes sociais. Nas imagens, Kérollen aparecia oferecendo presentes a crianças negras, mas, ao abrirem os pacotes, elas encontravam apenas bananas ou macacos de pelúcia, gesto que foi amplamente denunciado como racista.

Na época a advogada, especialista em direito antidiscriminatório, Fayda Belo divulgou nas redes sociais um vídeo informando que a “brincadeira” das influenciadores era na verdade a reprodução de racismo recreativo.

“Para ridicularizar duas crianças negras, para incitar essa discriminação perversa que nos tira o status de pessoa e nos animaliza. Como se fosse piada, mas não é piada não, o nome disso é racismo recreativo, usar da discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão, de descontração, de recreação agora é crime, anjo. Você pode receber uma pena de até quase oito anos de cadeia, qual que eu espero que aconteça”, diz Fayda.

De acordo com a sentença, a pena foi agravada por dois fatores: o crime ter sido cometido em concurso de pessoas e sob a alegação de “recreação”, o que reforçou a gravidade dos atos. Além da reclusão, mãe e filha também foram condenadas ao pagamento de R$ 20 mil de multa cada, além das custas processuais.

Apesar da condenação, ambas poderão recorrer em liberdade, permanecendo sujeitas às medidas cautelares já determinadas pela Justiça.

TAGS: