28 de agosto de 2025

Afri News

Idosa é resgatada de trabalho análogo à escravidão após 50 anos sem receber salário na Bahia

Mulher de 64 anos teve até a pensão do INSS apropriada pela família que a mantinha em situação de vulnerabilidade

• 27/08/2025
Thumbnail
Reprodução: Ministério Público do Trabalho

Um caso chocante de exploração doméstica foi registrado em Itabuna, no sul da Bahia. Uma idosa de 64 anos foi resgatada após viver mais de cinco décadas em condições análogas à escravidão, trabalhando como empregada doméstica sem nunca ter recebido salário.

Segundo a Inspeção do Trabalho, a mulher era transferida de uma geração familiar para outra, como se fosse propriedade, e vivia em situação precária. Além da ausência de remuneração, ela é pensionista do INSS, mas a família que a mantinha sob exploração se apropriava de seu benefício alegando que a idosa “não sabia lidar com dinheiro”

No momento do resgate, foram constatadas marcas da negligência: ausência de dentes, feridas sem tratamento e falta de acesso a cuidados básicos de saúde.

A operação contou com atuação conjunta da Inspeção do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF). A vítima foi acolhida e deve receber assistência psicossocial e suporte para sua reintegração.

O episódio expõe a permanência de práticas de exploração que marcam a história brasileira, sobretudo no trabalho doméstico. Casos como este revelam a urgência de políticas públicas e mecanismos de fiscalização mais rígidos para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade e garantir que violações de direitos humanos como essa não continuem a acontecer.

TAGS: