Cultura
Em Nova Iorque, estátua de mulher preta plus size desafia ideias de poder e representação
‘Grounded in the Stars’, do artista britânico Thomas J. Price, fica em exibição até 17 de junho em Nova York

Uma mulher preta com tranças, de mãos na cintura e vestindo roupas comuns do dia a dia, está parada no coração da Times Square, em Nova York, e está gerando conversas em todo canto. A escultura em bronze de 3,6 metros, intitulada Grounded in the Stars, foi criada pelo artista britânico Thomas J. Price com o objetivo de desafiar suposições sobre identidade, poder e representação
Instalada entre a Broadway e a 46th Street, a obra rompe com o padrão histórico de monumentos dedicados a figuras brancas masculinas em trajes militares ou poses heroicas. A mulher representada não carrega espadas, nem tronos: carrega presença. Segundo o artista, a escultura foi inspirada em parte no “Davi” de Michelangelo, mas ressignificada por uma estética contemporânea e inclusiva.

“Por meio da escala, da materialidade e da postura, Grounded in the Stars desafia as ideias tradicionais sobre o que define uma figura triunfante e questiona quem deve ser eternizado através da monumentalização”, afirma o texto que acompanha a instalação.
‘Grounded in the Stars’, do artista britânico Thomas J. Price, fica em exibição até 17 de junho em Nova York