3 de maio de 2025

Educação

Djamila Ribeiro se torna a primeira brasileira a lecionar no programa Martin Luther King

Professora iniciará suas atividades no MIT no próximo semestre

• 29/04/2025
Thumbnail
Foto: Helena Wolfenson/Forbes

A intelectual brasileira Djamila Ribeiro alcançou um marco inédito na academia internacional ao ser convidada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para lecionar como professora visitante no renomado programa Dr. Martin Luther King Jr.

Com isso, ela se torna a primeira brasileira a integrar essa iniciativa prestigiada, que reconhece acadêmicos que se destacam por suas contribuições intelectuais e sociais.

Criado em 1991, o programa busca homenagear o legado do líder dos direitos civis e incentivar discussões acadêmicas sobre justiça racial e igualdade. A cada ano, entre 10 e 15 profissionais são selecionados para participar, sempre por indicação de membros do corpo docente do MIT.

Djamila Ribeiro é mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem uma trajetória consolidada como escritora e ativista. Suas obras, como Lugar de Fala e Pequeno Manual Antirracista, tornaram-se referências nos debates sobre feminismo negro e questões raciais no Brasil. Sua indicação ao programa foi feita pelo Departamento de Estudos de Mulheres e Gênero e endossada por mais três departamentos: Filosofia, Literatura e Arquitetura e Urbanismo. Na votação do colegiado, seu nome foi aprovado por unanimidade.

Foto: Djamila Ribeiro | Vogue

A professora iniciará suas atividades no MIT no próximo semestre, com um contrato inicial de um ano, podendo ser estendido para até dois anos. Além das aulas, ela terá um semestre sabático, algo que considera uma conquista significativa em sua trajetória acadêmica e ativista.

TAGS: