16 de julho de 2025

Esportes

Diretor da base do Flamengo faz comentário racista sobre atletas africanos: "A África tem valências físicas"

Fala de Alfredo Almeida foi apontada como racista ao reforçar estereótipos sobre atletas negros

• 15/07/2025
Thumbnail
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Durante a coletiva de apresentação como novo diretor das categorias de base do Flamengo, Alfredo Almeida causou polêmica ao associar atletas africanos a “valências físicas” e sugerir que o desenvolvimento mental estaria mais presente em outras regiões, como a Europa.

“A África tem valências físicas como quase nenhuma parte do mundo. Se quisermos ir para a parte mental, temos que ir a outras zonas da Europa, do globo”, afirmou.

A fala repercutiu negativamente e foi duramente criticada por especialistas em questões raciais, como Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Para ele, a declaração de Almeida reforça estereótipos históricos sobre a população negra no esporte: “Reproduz uma visão limitada e racista, que ainda associa atletas negros à força física e não à inteligência tática”.

O jornalista Luis Fernando Filho também se posicionou, lembrando que o futebol africano é diverso e não pode ser reduzido a um único perfil. Ele destacou o talento e a inteligência tática de jogadores de países como Senegal e Mali, e criticou a visão homogênea sobre o continente: “A África não é um país. É um continente com culturas, estilos e escolas de futebol próprias”.

TAGS: