Afri News
Deputado federal Gilvan cometeu ataques transfóbicos contra Erika Hilton
Parlamentares discutiram ao longo da audiência pública sobre “Transmasculinidades e Saúde Mental”

A sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara dos Deputados desta última terça-feira (13) foi marcada por debate entre os deputados Gilvan da Federal (PL/ES) e Erika Hilton (PSOL/SP). O embate teve início após Hilton apresentar um requerimento para a realização de uma audiência pública com o tema “Transmasculinidades e Saúde Mental”.
Gilvan fez comentários transfóbicos, atacando sua identidade de gênero, aparência e estilo de vida. Além de questionar a importância da audiência, sugerindo que a saúde mental de outros grupos, como policiais, professores e pedreiros, deveria ser prioridade.
Debochando. Gilvan insinuou que Hilton estaria “apaixonada” por ele, afirmando: “O que a minha esposa tem, você não tem”. Hilton reagiu com indignação, respondendo: “Que nojo! Que nojo! O senhor me respeite! Se coloque no seu lugar! O senhor é homem baixo, asqueroso, nojento”.
@brasildefato_ Transfobia escancarada 😡 Durante a sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) de ontem (13), o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) dirigiu ataques transfóbicos à sua homóloga Erika Hilton (Psol-SP). O episódio ocorreu após Hilton apresentar um requerimento para a realização de uma Audiência Pública sobre “Transmasculinidades e Saúde Mental” na Câmara dos Deputados. Ao questionar a necessidade do debate, o parlamentar bolsonarista fez comentários ofensivos sobre a aparência da colega e insinuou que ela “anda com bolsas de R$ 20.000”. Em seguida, quando Hilton respondeu sem usar o microfone, Gilvan iniciou um bate-boca, afirmando que ela estaria se “apaixonando” por ele e complementou: “O que a minha esposa tem, você não tem”. Ao exercer seu direito de resposta, a parlamentar denunciou o comportamento como parte da estratégia da extrema direita. “Este é um reflexo do adoecimento das democracias, e é assim que elas morrem. Estas pessoas vêm aqui com o único objetivo de manter seus projetos de morte”, disse. Hilton ainda reforçou: “O ódio dessa gentalha é ver uma mulher como eu, negra, travesti, vinda dos lugares de onde vim, ocupando o espaço que ocupo de cabeça erguida”. Apesar dos ataques, o requerimento foi aprovado durante a sessão e deve voltar a ser discutido na próxima semana. #BrasildeFato
♬ som original – Brasil de Fato
Erika usou seu tempo de fala para denunciar as ofensas de Gilvan. Ela afirmou que o parlamentar representa um “adoecimento das democracias” e relembrou os episódios que levaram à sua suspensão na Casa.
“Eles não suportam ver uma mulher negra, travesti, vinda dos lugares onde eu vim, ocupando o lugar com que eu ocupo. E ocupo de cabeça erguida, não me intimido diante dos canalhas, não me afronto diante dos canalhas e seguirei comprando aquilo que sentir necessidade”, disse.
Na integra, a sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial
A sessão terminou com a promessa de Hilton de reapresentar o requerimento na próxima semana. Já Gilvan da Federal foi repreendido pelo presidente da Comissão, que pediu que o deputado respeitasse o ambiente da sessão.