Afri News
Cantor Samuel Marques, ex-The Voice Brasil, denuncia injúria racial em academia de Salvador
“Fui chamado de ‘urso do cabelo duro’ enquanto treinava. Racismo não é piada nem mal-entendido, é crime”, afirmou o cantor.

O cantor e ex-participante do The Voice Brasil Samuel Marques denunciou ter sido vítima de injúria racial dentro de uma academia da rede Smart Fit, localizada no bairro da Graça, em Salvador, na manhã de domingo (5). O caso, registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais, está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (DECRIN).
De acordo com o relato do artista, ele foi ofendido por outro cliente enquanto treinava. O homem teria se referido a ele como “urso do cabelo duro”, em tom de insulto. Samuel gravou o momento em que confronta o agressor, que tenta se justificar dizendo que “tem um genro negro”. O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes sociais, provocando indignação e apoio ao cantor.
“Racismo não é mal-entendido, não é brincadeira. É violência. E a gente precisa falar sobre isso, porque ainda tentam minimizar o que vivemos todos os dias”, disse Samuel em uma de suas publicações.
Após o episódio, ele registrou boletim de ocorrência e entregou o vídeo à polícia. A Smart Fit também se manifestou oficialmente, declarando que “repudia qualquer ato de discriminação e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”.
A Polícia Civil confirmou que o caso está sendo apurado como injúria racial e que as imagens internas da academia já foram solicitadas. Testemunhas também estão sendo ouvidas.
Samuel Marques, que integrou o time de Michel Teló no The Voice Brasil 2019, é cantor, professor de canto e estudante de canto lírico na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde sua participação no programa, ele vem se destacando pela voz potente e por defender a representatividade de artistas negros na música brasileira.