25 de agosto de 2025

Afri News

Baianos Kakinho e Borrachinha conquistam o título do Red Bull Paranauê 2025 em Salvador

Competição reuniu mestres e capoeiristas de todo o mundo e levou mais de 2.500 pessoas ao Pelourinho

• 25/08/2025
Thumbnail
Crédito: Red Bull Content Pool

A Praça da Cruz Caída, no coração do Pelourinho, foi tomada pela energia da capoeira no último sábado (23), com a realização da quarta edição do Red Bull Paranauê. O evento gratuito reuniu alguns dos melhores capoeiristas do mundo e consagrou dois jovens talentos baianos como campeões de 2025: Carlos Marques dos Santos Junior, o Kakinho, de Serrinha, e Brenda Alves Xavier de Jesus, a Borrachinha, de Pojuca.

Mesmo com chuva, mais de 2.500 pessoas acompanharam as rodas, embaladas pelo som do berimbau e pela vibração das disputas. No formato eliminatório — oitavas, quartas, semifinais e finais — a dinâmica do jogo era definida pela roleta, que determinava o toque do berimbau e, com ele, o estilo: Angola, Regional ou Contemporânea.

Na final masculina, Kakinho, de 25 anos, venceu o paulista Arthur Fiu em um duelo acirrado. “É extraordinário esse momento. Quem vem do interior vem de uma realidade diferente, é muito difícil chegar a um palco como esse. Estar aqui é a realização de um sonho”, disse, emocionado.

Reprodução: @pivaphoto | @redbullbr

Na categoria feminina, Borrachinha, de 22 anos, superou a também baiana Florzinha. “É uma sensação de realização. É um sonho de criança que se tornou realidade. Estou muito emocionada, ainda nem acredito”, contou.

Reprodução: @pivaphoto | @redbullbr

A avaliação das rodas ficou sob responsabilidade de três mestres de referência na capoeira: Mestre Nenel (Regional), Mestre Maurão (Contemporânea) e Mestra Nani (Angola). A curadoria dos participantes foi conduzida por um time de mestres convidados, com validação do Mestre Sabiá, curador oficial do evento.

Participantes da edição 2025

Categoria Masculina

  1. Arthur Fiu (São Paulo – SP)
  2. Kakinho (Serrinha – BA)
  3. Foguinho (Teresina – PI)
  4. Cacique (Salvador – BA)
  5. Rian (Salvador – BA)
  6. Ninjinha (Itabuna – BA)
  7. Meia Lua (Petrolina – PE)
  8. Gugu Quilombola (São Paulo – SP), bicampeão até então

Categoria Feminina

  1. Aranha (Alagoinhas – BA)
  2. Borrachinha (Pojuca – BA)
  3. Catarina (Porto Seguro – BA)
  4. Clari (Buenos Aires – Argentina)
  5. Dendê (Assis Chateaubriand – PR)
  6. Florzinha (Salvador – BA)
  7. Navalha Fiu (São Paulo – SP)
  8. Bibinha Origem (Salvador – BA), bicampeã até então

Com o Pelourinho como cenário, o Red Bull Paranauê reafirmou a capoeira como expressão cultural e artística que une tradição, música, resistência e espetáculo. Para Kakinho e Borrachinha, a conquista é também símbolo de novas vozes que ecoam no presente da capoeira mundial.

TAGS: