Afri News
Câncer pode atingir 30,5 milhões de novos casos em 2050, dizem cientistas
Estudo projeta aumento de 61% e alerta para riscos modificáveis como cigarro, dieta e poluição.

Um estudo publicado na revista científica The Lancet projeta que o número de novos casos de câncer no mundo deve crescer 61% até 2050, chegando a 30,5 milhões por ano. As mortes também devem disparar: o levantamento estima quase 18,6 milhões de óbitos anuais, um aumento de 75% em relação aos números atuais.
O principal fator por trás desse crescimento é o envelhecimento da população global, somado ao aumento populacional. Apesar da elevação nos números absolutos, os pesquisadores apontam que as taxas ajustadas por idade não devem crescer de forma significativa o que indica que o impacto será mais demográfico do que uma piora do risco individual.
Ainda assim, a desigualdade no enfrentamento do câncer preocupa. Países de baixa e média renda devem sentir os efeitos mais severos, já que enfrentam fragilidades nos sistemas de saúde, menor acesso a programas de prevenção e diagnóstico precoce, além da dificuldade em garantir tratamentos eficazes e acessíveis.
Outro dado alarmante é que cerca de 42% das mortes por câncer estão ligadas a fatores modificáveis, como tabagismo, alimentação inadequada, glicemia elevada, poluição e exposição a substâncias tóxicas. Isso reforça a urgência de políticas públicas que invistam em prevenção e conscientização.

Especialistas destacam que ampliar o acesso a exames de rastreamento, melhorar estratégias de prevenção e garantir tratamentos modernos são passos fundamentais para evitar que a projeção se concretize da forma mais dura